Comida no copo!
Comida no copo!
Um forma de incentivar o apetite infantil é transformar a hora de comer em um momento lúdico. Para isso, vale não só um ambiente agradável e comida bem feita, mas também situações diferentes – como almoçar em forma de piquenique – ou formatos divertidos – como “desenhar” uma carinha com a comida e até comida no copo!
Outra forma de divertir as crianças e animar as refeições é mudar o lugar onde ela é servida. Oferecer a comida no copo, por exemplo, fará a criança olhar a refeição com outros olhos. Ela ficará curiosa para experimentar a novidade e com isso, tem a chance de até arriscar novos alimentos e combinações. O importante é o inusitado da situação.
Além de copos de tamanhos, formatos e cores variadas, você também pode servir comidinhas em tigelas pequenas, xícaras, mini panelinhas e até pires. A refeição vai se transformar em brincadeira de casinha.
Quer experimentar? Comece com essa receita de saladinha do site Panelinha:
Salada caprese com ovinhos de codorna
Ingredientes
1 xícara (chá) de tomates-cereja
1 xícara (chá) de mussarela de búfala em bolinhas
1/2 xícara (chá) de ovos de codorna
3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de salsinha picada
sal a gosto
Modo de Preparo
1. Numa panelinha, coloque os ovos de codorna e cubra com água. Leve ao fogo médio. Quando ferver, deixe cozinhar por mais 10 minutos e desligue o fogo.
2. Escorra água e coloque a panela com os ovinhos ainda quentes sob água corrente, para facilitar a retirada da casca. Descasque, corte-os ao meio e reserve numa tigelinha.
2. Lave bem os tomatinhos e corte-os ao meio. Coloque na mesma tigela dos ovos.
3. Corte as mussarelas ao meio e junte na tigelinha.
4. Tempere a salada com o azeite, o suco de limão, a salsinha e sal a gosto. Misture bem. Sirva imediatamente ou leve à geladeira.
Dar de comer para uma criança exige uma criatividade incrível. Foi xeretando por aí que achamos essa ideia sensacional: servir a comida no copo. Quer coisa mais lúdica para abrir o apetite da criança? Comer em local inusitado, com a comida tendo outra aparência e porções pequenas como eles gostam. Dá até para arriscar os ingredientes mais difíceis…