Comida congelada para crianças?
Comida congelada para crianças?
Os pratos prontos congelados que nos cercam nas prateleiras dos supermercados podem até ser uma opção rápida de refeição, porém, estão muito longe de ser nutritivos. Suas altas concentrações de sódio e gordura, além de diversos conservantes, são prejudiciais à saúde dos adultos e, principalmente, das crianças.
Contudo, o congelamento de alimentos in natura é uma alternativa para combater o desperdício, estender a durabilidade e até ajudar a conservar os nutrientes, além de trazer mais praticidade para o dia a dia na cozinha – tudo isso se feito da maneira correta.
Existem alimentos que não devem ser congelados porque perdem suas propriedades, como verduras, banana e pera. Preferencialmente, as frutas e legumes que podem ser congelados são os que possuem consistência mais firme e menos teor de água. Isso porque, após o descongelamento, os alimentos com maior quantidade de água sofrem modificações em sua aparência e consistência, como mamão, abacaxi, etc.
Congelando alimentos em casa:
A melhor forma de congelar frutas é lavá-las muito bem, descascá-las, retirar sementes, picá-las e colocá-las no freezer em sacos plásticos com a menor quantidade de ar possível. Dessa forma, elas podem durar até seis meses. Quando descongeladas, podem ser utilizadas em sucos, vitaminas e bolos.
Para obter maior durabilidade e conservação de legumes como cenoura, batata, vagem, mandioca, entre outros, o ideal é que, antes do congelamento, esses alimentos passem pelo processo de branqueamento, que consiste em um pré-cozimento rápido seguido de um choque térmico. Para receber o branqueamento, os vegetais devem ser bem lavados, descascados, picados, e cozidos separadamente.
Os legumes devem ser colocados em água fervente e deixados na panela em fogo baixo por 3 minutos. Desligue o fogo e imediatamente coloque o alimento imerso em um recipiente com água gelada e gelo por mais 3 minutos e em seguida leve-o ao freezer em um recipiente com tampa, que pode ser de plástico ou vidro Esse procedimento retarda o envelhecimento dos vegetais e eles podem durar até 6 meses.
Para congelar carnes e peixes, o ideal é que se escolha um corte fresco, que não deve ser lavado nem temperado antes do congelamento, retirando apenas ossos e gordura. A carne deve ser congelada sem ser dobrada, em sacos plásticos sem ar ou papel aderente. Nunca congele novamente uma carne que já foi descongelada, pois esse processo altera a consistência e compromete os nutrientes presentes nas carnes.
Para alimentos como salmão e atum, ricos em creatina e Ômega 3, o congelamento também é indicado em sacos plásticos individuais e com a menor quantidade de ar possível, preferencialmente a vácuo. Porém, devem ser mantidos no freezer por no máximo 90 dias se a temperatura estiver em torno de -18°C, e por 30 dias com a temperatura entre -11 a -16°C. Lembrando que, o congelamento prolongado pode alterar seu valor nutricional e o sabor do produto.
Ao levar qualquer alimento ao freezer, com a ajuda de impressoras, faça etiquetas descrevendo o produto e a data antes do congelamento. Assim será mais fácil identificar o que está no interior do freezer e até quando será possível conservá-los.
Seguindo todos esses passos, você terá a mão alimentos saudáveis e de preparo rápido para o cardápio das crianças, sem conservantes, sem desperdício, e mantendo os nutrientes.
Gostou dessas dicas? COMPARTILHE!!
2 Comentários: "Comida congelada para crianças?"
Publicado por: marcele Data: 8 de março de 2015
gostaria de entrar em contato e conhecer melhor esse trabalho sobre alimentação infantil
Publicado por: Pratinho Saudável Data: 18 de março de 2015
Olá Marcele, obrigado por sua mensagem. Você pode entrar em contato conosco pelo e-mail contato@meupratinhosaudavel.com.br ou através do tel. (11) 3057-1812.