Colesterol alto em crianças
Saiba quais são os cuidados alimentares necessários em quadros de colesterol alto em crianças.
O colesterol é um tipo de gordura com funções importantes no corpo: ajuda a produzir alguns hormônios, bile, vitamina D e membranas celulares. Porém, em excesso pode causar entupimento das artérias, dificultando a circulação de sangue pelo corpo.
A maior parte do colesterol (cerca de 70%) é produzida pelo corpo e o restante vêm da alimentação. Por isso, a má alimentação pode elevar os níveis de colesterol e prejudicar a saúde. Além da alimentação, fatores genéticos também podem propiciar o aumento do colesterol, bem como a falta de atividade física.
Existem alguns tipos de colesterol, os mais conhecidos são o LDL e o HDL. O LDL quando aumentado, pode provocar o entupimento das artérias, por isso tem a fama de ser o colesterol “ruim”. Já o HDL retira o colesterol dos vasos sanguíneos para serem eliminados pelo corpo e é conhecido com o “bom” colesterol.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) recomenda fazer o teste de colesterol a partir dos 10 anos de idade, mas o pediatra poderá solicitar os exames antes, se necessário. Dosagens de LDL acima de 130 mg/dL são consideradas altas.
Ainda segundo a SBC, 20% da população entre 2 e 19 anos apresenta colesterol elevado. Para minimizar o problema, alguns cuidados com a alimentação devem ser realizados:
- Evite frituras, refrigerantes, salgadinhos, gordura das carnes, pele das aves, etc.
- Consuma fibras, pois ajudam a reduzir o LDL no sangue. Prefira aveia, leguminosas (ervilha, feijão, grão-de-bico, etc.), arroz integral, etc.
- Para temperar a salada, use o azeite de oliva extravirgem. Possui gorduras benéficas para o coração, assim como os peixes: dê preferência ao salmão, sardinha, atum, etc.
- Invista em frutas, legumes e verduras. Eles possuem vitaminas e minerais que ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue.
Quanto mais cedo os bons hábitos alimentares forem adquiridos, menores serão as chances das crianças de hoje tornarem-se adultos cheios de problemas de saúde amanhã.
Essas informações são muito importantes! COMPARTILHE com outras mamães!