Meu Lanchinho Saudável

  • Acesse nossa fan page

Cardápio de lanches escolar

Data: 6 de março de 2013 Autor: Pratinho Saudável Categorias: Meu Lanchinho Saudável 12

cardapio-escolar-pratinho-saudavel_118599115

É super importante planejar o cardápio de lanches escolar do seu filho!

Um bom lanche entre as refeições, principalmente no intervalo entre as aulas,
garante uma ingestão adequada de nutrientes para manter a disposição durante
a aula e a concentração nos estudos, além de garantir um bom funcionamento
do metabolismo, digestão e absorção de nutrientes.

Não se esqueça de incluir uma garrafa de água para a criança consumir durante
a aula. Os lanches intermediários manhã e tarde, devem suprir de 10 a 15 %
das necessidades nutricionais diárias, variando conforme o consumo alimentar
nas demais refeições principais (café da manhã, almoço e jantar).

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique aqui e confira algumas opções de lanches, uma para cada dia de aula, durante um mês!

 

Referência: Weffort V R S, Mello E D, Silva V R, Rocha H F.
Manual do Lanche Saudável. São Paulo: Sociedade Brasileira
de Pediatria, Departamento Científi co de Nutrologia, 2011.

 

COMPARTILHE!!

Tags: , ,

12 Comentários: "Cardápio de lanches escolar"

  1. Publicado por: rodrigo Data: 22 de abril de 2013

    Responder

    muito otimo gostei do prato

  2. Publicado por: rodrigo Data: 22 de abril de 2013

    Responder

    muito otimo gostei do prato
    eu ja comi essa reseita

  3. Publicado por: cristina Data: 29 de setembro de 2013

    Responder

    Nossa as pessoas fazem o comentário e mal sabem escrever o português. Muito interessante o cardápio.

    1. Publicado por: Pratinho Saudável Data: 9 de outubro de 2013

      Responder

      Obrigada pelo comentário Cristina.

    2. Publicado por: Ariane Arcanjo Data: 29 de agosto de 2014

      Responder

      Pois é Mau é com U , antes de julgar veja se também não está escrevendo errado ( Pedagoga )

  4. Publicado por: sirley Data: 29 de janeiro de 2014

    Responder

    gostei muito do cardápio.

  5. Publicado por: Adriana Brandt Data: 7 de abril de 2014

    Responder

    goostei :D

  6. Publicado por: lili Data: 19 de abril de 2014

    Responder

    gostei

  7. Publicado por: mariana Data: 16 de junho de 2014

    Responder

    eu gostei mais não esta dizendo como se faz e eu queria fazer com meus alunos na sala entao tinha que ser alguma coisa mais simples, mas eu amei tudo ok =D *-*

    1. Publicado por: Pratinho Saudável Data: 16 de junho de 2014

      Responder

      Olá Mariana, obrigada por sua menssagem!
      Envie um e-mail para contato@meupratinhosaudavel.com.br para ajudarmos no que você precisar.

  8. Publicado por: Juliana Data: 22 de agosto de 2014

    Responder

    Gostei de muitas coisas no site, no entanto, achei complicado mandar pão com maionese, gordura vegetal, suco de suco, de caixinha, enfim, vi que o projeto de vocês é patrocinado por várias marcas industriais, acredito que seja por isso deste ingredientes no cardápio, a ideia é ótima mas tirando esses detalhes ficaria bem melhor.

    1. Publicado por: Pratinho Saudável Data: 2 de setembro de 2014

      Responder

      Olá Juliana! Obrigada por sua mensagem! Vamos esclarecer suas dúvidas quanto a esses alimentos. A maionese industrializada possui um perfil lipídico muito melhor quando comparada ao requeijão e queijo cremoso que possuem alta quantidade de gordura saturada (aquela que devemos consumir com moderação). E a quantidade de gorduras que fazem bem à saúde (mono e poli-insaturadas) estão presentes em maiores quantidades. Sendo assim, é uma ótima opção o consumo da maionese em relação aos produtos à base de leite.
      Sobre os sucos de frutas, a melhor opção é o suco de fruta natural feito em casa mas, devido a correria do dia a dia ou até mesmo para a conservação do suco na lancheira das crianças, uma segunda opção é o suco de caixinha, já que é mais seguro pois pode ficar mais tempo fora da geladeira. Mas é claro, optar sempre pela opção que contenha menos açúcares, sem conservantes e corantes artificiais. Outro produto que teve dúvida foi sobre o creme vegetal, que é feito de óleos vegetais e fonte de gorduras “do bem” (mono e poli-insaturadas) que auxiliam a manter a saúde do coração, diferente de outros produtos que contém mais gordura saturada e pode conter gordura trans, como a margarina comum, por exemplo. O programa Meu Pratinho Saudável não é restritivo, e sabemos da dificuldade de manter uma alimentação 100% natural, por isso a importância de ler o rótulo dos alimentos para fazer escolhas mais saudáveis no dia a dia!

Enviar Comentário