Alimentação

  • Acesse nossa fan page

Arco-íris no prato

Data: 20 de abril de 2015 Autor: Pratinho Saudável Categorias: Alimentação, Meu Pratinho Saudável 0

arco-iris-no-prato

Arco-íris no prato

 

Cor e saúde tem tudo a ver. Sabe por quê? Cada cor de um alimento natural, como frutas, verduras e legumes, é dada por substâncias que contribuem para a saúde e são fundamentais para o desenvolvimento das crianças e para a saúde da família em geral. Portanto, quanto mais colorido o prato, melhor! Sem contar que as crianças precisam de estímulo para comer e nada mais excitante que pratos coloridos e cheios de saúde!

Veja abaixo como você pode aproveitar os nutrientes presentes nas cores dos alimentos:

Vermelho: A cor avermelhada de alguns alimentos é dada pelos carotenoides, substâncias antioxidantes, precursoras da vitamina A, essencial para os olhos, boa para o coração e para a memória. Também há o licopeno, presente no tomate, que previne câncer.

Exemplos: tomate, pimentão vermelho, morango, uva vermelha, cereja, melancia, etc.

Amarelo/Laranja: Alimentos amarelos ou alaranjados também contêm carotenoides. Muitos possuem vitamina C, essencial para a imunidade.

Exemplos: abóbora, laranja batata baroa, caju, cenoura, mamão, manga, nectarina, tangerina, etc.

Roxo: Alimentos nesse tom contêm niacina (vitamina do Complexo B), minerais, potássio e também vitamina C. Ajudam a manter a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo e retardam o envelhecimento. Grande parte dos alimentos deste grupo possui ainda um poderoso antioxidante que previne doenças cardíacas.

Exemplos: alcachofra, almeirão roxo, alface roxa, alho roxo, ameixa preta, amora, azeitona preta, batata roxa, berinjela, beterraba, cebola roxa, figo roxo, framboesa, jabuticaba, lichia, repolho roxo e uva roxa.

Verde: Ricos em cálcio, fósforo e ferro. Promovem o crescimento e ajudam na coagulação do sangue, evitam a fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos do sangue, além de fortalecer ossos e dentes.

Exemplos: abacate, abobrinha verde, acelga, almeirão, alface, azeitona verde, brócolis, cebolinha, coentro, couve, couve chinesa, couve de Bruxelas, chuchu, ervilha, jiló, kiwi, limão, maxixe, mostarda, pepino, pimentão verde, quiabo, repolho, salsa, uva verde e vagem.

Branco: Nos alimentos de cor branca encontramos as vitaminas do complexo B e os flavonoides, que atuam na proteção das células. Auxiliam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e inibem o aparecimento de coágulos na circulação.

Exemplos: aipim, aipo, alho, alho-poró, atemoya, aspargo, banana, cará, cebola, cogumelo, couve-flor, endívia, graviola, inhame, nabo, pera e pinha.

 

Use e abuse das cores na hora de planejar a alimentação do seu filho. Ajude a compartilhar essa informação!

Tags: , , , ,

Enviar Comentário