Anemia na infância é assunto sério
Anemia na infância é assunto sério
Uma alimentação equilibrada deve ser variada, mas, nem sempre é fácil fazer os pequenos aceitarem os alimentos, principalmente frutas, verduras, legumes, peixes, carnes, etc. Mas, a alimentação é essencial para o bom crescimento e desenvolvimento das crianças. A deficiência de vitaminas e minerais pode causar sérios problemas de saúde, como a anemia ferropriva.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a anemia ferropriva acomete aproximadamente 42% das crianças menores de 5 anos em países em desenvolvimento e cerca de 17% nos países industrializados.
Estima-se que aproximadamente 90% de todos os tipos de anemias no mundo ocorram por causa da deficiência de ferro. Os sinais e sintomas da anemia podem envolver desde palidez, irritabilidade, falta de concentração, perda do apetite e atraso no crescimento.
A melhor maneira de prevenir a anemia ferropriva é o consumo de alimentos ricos em ferro. A carne vermelha ainda é a campeã. Escolha os cortes magros, como alcatra, carne moída (patinho), peixinho, etc. A porção ideal é um bife do tamanho da palma da mão da criança. Uma ótima maneira de assegurar o ferro é oferecer um bife de fígado de boi, uma vez por semana. Além da carne vermelha, o feijão deve estar sempre no cardápio, assim como os vegetais verdes escuros, como couve, escarola, brócolis, rúcula, agrião, etc.
Mas, atenção! Carnes e vegetais apresentam tipos de ferro diferentes. O ferro das carnes é o melhor aproveitado pelo nosso organismo, já o ferro dos vegetais é pouco absorvido pelo nosso corpo e, por isso, precisa da vitamina C para um melhor aproveitamento.
Para melhorar a absorção do ferro pelo organismo, ofereça um alimento rico em vitamina C, como a laranja, junto às principais refeições. Vale lembrar ainda que leite e derivados são ricos em cálcio, que atrapalha a absorção do ferro, portanto nunca coloque esses alimentos junto com aqueles ricos em ferro.
Outra dica é usar carnes frescas, lembre-se que embutidos e carnes processadas são ricos em gorduras, sódio e conservantes. Se a criança adora hambúrguer, por exemplo, faça em casa, com ingredientes frescos.
O mesmo vale para os empanados de frango. Continue oferecendo carne e demais alimentos ricos em ferro ao seu filho, mesmo que ele se recuse a comer. Uma criança pode precisar de várias exposições a um novo alimento antes de aceitá-lo. Tenha paciência.
Uma alimentação adequada na infância será um hábito saudável que seu filho irá levar para toda a sua vida.
Gostou das informações? Ajude a divulgá-las! COMPARTILHE!!